Aromatização: o segredo para aumentar as vendas em supermercados

o impacto do cheiro no comportamento de compra

2/25/20252 min read

Se um cheiro pode influenciar o humor e a percepção do consumidor, o impacto que ele pode ter no comportamento de compra pode ser ainda maior. Entre os benefícios que a aromatização pode proporcionar estão o tempo de permanência maior na loja, a avaliação dos produtos de forma mais positiva entre os consumidores, a possibilidade de criação de conexão emocional com a marca e uma quantidade maior de compras por impulso.

Um estudo de Costa e Farias analisou a influência do aroma ambiental no varejo e concluiu que o tempo de permanência dos clientes aumentava significativamente quando um cheiro agradável estava presente no ambiente. Já a pesquisa feita pela ANPAD, feito com aroma de chocolate, revelou que houve um aumento de 12% no faturamento dos estabelecimentos que adicionaram a essência no local.

No universo dos supermercados, um aroma específico tem um poder surpreendente: a baunilha. Além de ativar memórias afetivas, criar uma sensação de conforto, seu cheiro também gera um efeito psicológico positivo nos clientes. De acordo com um estudo publicado na revista Current Biology, a baunilha foi considerada o cheiro mais agradável do mundo, independentemente da cultura ou país de origem das pessoas analisadas. Por sua abrangência, supermercados podem se tornar um lugar ainda mais agradável, acolhedor e envolvente com o uso dessa fragrância.

Agora, a pergunta que não quer calar: como aplicar essa estratégia de forma eficaz? Veja 7 estratégias para usar a essência nos supermercados e alavancar as vendas:

1. Aromatização na entrada do supermercado

O primeiro impacto do cliente ao entrar na loja define sua experiência. O aroma de baunilha cria uma atmosfera acolhedora, incentivando as pessoas a explorarem os corredores com mais calma e conforto.

2. Uso estratégico na padaria e confeitaria

Se supermercadistas buscam aumentar as vendas de pães, bolos e doces, é recomendado intensificar o aroma da baunilha nesse setor. Estudos mostram que quando um cheiro condiz com os produtos ao redor, as chances de compra aumentam.

3. Identidade sensorial da marca

Se já é estratégia já adotada em grandes redes, como a norte-americana Abercrombie & Fitch, por que seu supermercado não pode? Criar um cheiro exclusivo com base na baunilha pode fazer com que os clientes associem sua loja a uma experiência única e memorável.

4. Aplicação no espaço de cafeteria ou lanchonete

Se o seu supermercado possui cafeteria, o aroma de baunilha pode elevar a experiência do cliente e aumentar o desejo de consumo de cafés, cappuccinos e sobremesas.

5. Difusão no setor de produtos infantis

O aroma de baunilha, por remeter ao leite materno, pode influenciar positivamente as compras na sessão de produtos infantis, criando um ambiente agradável para mães e crianças.

6. Criação de conforto na área de checkout

O momento do pagamento pode gerar impaciência e estresse. Aromatizar a fila do caixa com baunilha pode fazer com que os clientes se sintam mais calmos, melhorando a percepção da experiência e reduzindo a sensação de espera.

7. Uso em promoções e datas especiais

Quer vender mais em datas comemorativas como Natal e Páscoa? O aroma de baunilha pode intensificar o desejo por chocolates, panetones e doces, impulsionando as compras sazonais por impulso.

O marketing olfativo não é um truque barato, é uma ferramenta científica que pode transformar a forma como os clientes interagem com seu supermercado. A única pergunta que resta é: o que você está esperando para aplicar essa estratégia no seu supermercado?